Já está aberto o sistema de submissão de trabalhos para o FGKD24: Congresso Distritos do Conhecimento de Quarta Geração 2024, evento organizado pelo CEUCI, Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação, e parceiro do HIDS.
O objetivo do evento é reunir atores das três hélices tipicamente associadas aos parques tecnológicos – academia, governo e indústria – para discutir um modelo mais amplo de quarta geração dos territórios de produção do conhecimento, envolvendo a sociedade e o meio ambiente.
O evento vai acontecer nos dias 20 e 21 de maio de 2024, no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas/SP, com transmissão pela Internet. O Congresso será precedido por visitas técnicas e oficinas.
A participação dos três atores e de todos os interessados pode acontecer de diversas maneiras. Saiba mais detalhes e os respectivos prazos de envio acessando o site do Congresso.
Sobre o evento: Os distritos industriais tiveram grande influência no crescimento e no desenvolvimento das cidades latinoamericanas ao longo do século XX, porém com resultados nem sempre positivos do ponto de vista ambiental. Nas últimas décadas, os distritos de inovação surgiram como novas áreas da cidade com o potencial de contribuir para o desenvolvimento social e econômico de maneira mais sustentável.
No caso brasileiro, assim como na América Latina, estes distritos, geralmente localizados nas franjas urbanas, limitam-se a exemplos de segunda e terceira geração, que buscam promover a interação entre academia e indústria e mais recentemente com o governo. Estas tipologias seguem o chamado modelo de inovação de tripla hélice. Mas com a evolução para o modelo de inovação de quíntupla hélice, a sociedade e o meio ambiente passam a ser esferas indissociáveis para o sucesso de distritos de inovação, naquilo que denominamos a quarta geração de territórios de conhecimento. Existem, contudo, grandes desafios para o sucesso desses distritos, como seu financiamento, além de riscos em sua implantação, como a destruição das pré-existências, a gentrificação e a desconexão com relação à outras áreas da cidade.
Saiba mais no link: https://sites.google.com/unicamp.br/fgkd24