Hub também está na programação das comemorações de 249 anos da cidade de Campinas
Está em fase final o processo de formalização da integração do HIDS à Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi). Com isso, além de adquirir personalidade jurídica, o que deve viabilizar a criação de parcerias e estabelecer convênios e contratos, o HIDS passa a ter apoio de todo o ecossistema de inovação de Campinas, o que também deve contribuir para visibilidade e consolidação do Hub.
Criada em 2002, hoje a FFCi reúne 31 entidades de pesquisa e ensino, indústria e poder público. Com a integração, os membros do Conselho do HIDS passam a compor o Conselho Superior da Fundação. Para o coordenador do HIDS Unicamp, Mariano Laplane, esse movimento é importante para o HIDS evoluir e para fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação de Campinas. “As duas entidades têm uma convergência de objetivos sociais e de propósitos ligados ao desenvolvimento sustentável. A partir dessa premissa queremos formalizar uma parceria que fortaleça as duas entidades mutuamente”, disse.
Já para o presidente da FFCi, Eduardo Gurgel, afirmou que na Fundação a avaliação é de que o HIDS é um processo estratégico para a cidade de Campinas e para o país, daí o apoio da entidade. “Tanto é assim que a proposta de integração com o Conselho do HIDS foi aprovada por unanimidade no Conselho da Fundação”, contou.
A Fundação tem um Conselho Superior com 31 membros, sete deles já estão no Conselho do HIDS: a Prefeitura de Campinas, a Unicamp, a PUC-Campinas, o CPQD, o CNPEM, a Embrapa e o Instituto Eldorado. Há uma sobreposição de representação, o que é positivo no processo de integração. Já o Conselho Curador da FFCi tem nove membros, número que poderia ser ampliado até 15. Também neste Conselho há sobreposição, ou seja, há membros do Conselho do HIDS. São eles: Unicamp, PUC-Campinas, CPQD e Instituto Eldorado. Para concretizar a parceria, a essência da proposta é que o Conselho do HIDS funcione como um Conselho de Desenvolvimento Sustentável dentro da estrutura da Fundação.
Além disso, a Fundação está convidando a todos os demais integrantes do Conselho do HIDS a também se tornarem membros do Conselho Superior da entidade. Atualmente, sete membros do Conselho do HIDS não fazem parte da Fundação, no entanto, esta participação no Conselho Superior não é obrigatória.
HIDS no Inova Trade Show – Um dos eixos de atuação da FFCi é divulgar o potencial da região de Campinas. Uma das principais iniciativas nesse sentido é o Inova Trade Show que este ano chega em sua 10ª edição e que já é um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do Estado de São Paulo. Em seu formato, o evento comporta três tipos de atividades que acontecem em paralelo, uma exposição com várias entidades de ciência e tecnologia de Campinas e região, as plenárias e ainda uma rodada de negócios. “Como escolhemos o tema sustentabilidade como eixo norteador do evento, o HIDS será o projeto em destaque”, contou Gurgel, presente na última reunião do Conselho do HIDS que aconteceu no dia 21 de junho em formato virtual. Segundo ele, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financiou a elaboração do master plan do HIDS, será um dos parceiros parte das atividades relacionadas ao Hub. O Inova Trade Show acontece nos dias 17 e 18 de outubro na Expo D. Pedro.
O HIDS também vai compor a programação dos 249 anos da cidade de Campinas que acontecem na próxima semana. No dia 11 de julho, o HIDS ocupará um dos stands de uma grande tenda montada no centro da cidade, onde as principais instituições de ciência, tecnologia e inovação vão expor seus trabalhos mais relevantes para o público e também entidades, grupos e escolas estejam presentes. De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi, o objetivo de levar parte das comemorações para o centro da cidade mostrar que Campinas é um epicentro de tecnologia e inovação. “É fundamental difundir esse conhecimento para que a população tenha contato com este potencial que coloca a cidade em patamar internacional”, disse Adriana.
O stand do HIDS contará com uma maquete e vídeos explicativos buscando explicar para o público o que é o projeto, as instituições que participam e os conceitos de urbanismo que devem nortear a ocupação desta área. O evento ocorrerá das 9h às 17h, no Largo do Rosário. Mais informações sobre esse evento estão no site da Prefeitura de Campinas.
Por Patricia Mariuzzo