O Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) está sendo idealizado para ser um distrito de inovação inteligente de quarta geração , dedicado à geração de soluções para os desafios do desenvolvimento sustentável. Com universidades, centros de pesquisa, empresas, startups, empreendedores, investidores, o poder público e a comunidade interagindo em um território de uso misto, com laboratórios, escritórios, comércio, indústria e residências.
Com uma área de 11,3 milhões de m2, o HIDS engloba o Polo 2 de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec 2), o campus Zeferino Vaz da Unicamp e o campus 1 da PUC-Campinas. A proposta é estabelecer neste território um modelo de ocupação urbana e de governança que viabilize parcerias e cooperações entre instituições com competências e interesses voltados a prover contribuições concretas para o desenvolvimento sustentável de forma ampla, ou seja, em seus eixos social, econômico e ambiental, conforme estabelecido pela Agenda 2030, da ONU, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A missão do HIDS é contribuir para o processo do desenvolvimento sustentável, agregando esforços nacionais e internacionais para produzir conhecimento, tecnologias inovadoras e educação das futuras gerações, mitigando e superando as fragilidades sociais, econômicas e ambientais da sociedade contemporânea.
Sua visão é transformar o Polo de Alta Tecnologia de Campinas e região no principal hub de desenvolvimento sustentável em nível global.
O HIDS está sendo concebido para atuar como um laboratório vivo onde conhecimento, talentos, recursos institucionais se combinam para gerar inovação que se aplica, se monitora, se aperfeiçoa e se difunde.
Para tanto, será preciso explorar o uso misto do solo e adotar como referência as melhores práticas mundiais de cidades que planejaram seus espaços urbanos ancorados em princípios sustentáveis.
Ainda com respeito às atividades que podem ser desenvolvidas no HIDS, compreende-se que cada ator e instituição partícipe desta iniciativa poderá atuar de modo coerente com sua própria missão e visão de futuro, mas sempre tendo como prerrogativa o atendimento aos princípios do desenvolvimento sustentável.
Vislumbra-se que todas as atividades e o desenvolvimento urbano do HIDS devem ter como pano de fundo a preservação e conservação do meio ambiente e podendo, entre outros exemplos:
- promover coleta, tratamento e reciclagem de resíduos sólidos
- o uso racional da água
- utilizar energia limpa e de modo eficiente
- desenvolver e utilizar tecnologias e modelos de negócios inovadores como a Internet das Coisas (IoT), utilizar veículos autônomos, economia circular e compartilhada
- garantir a emissão líquida zero de gases causadores do efeito estufa
- propor novas soluções para a habitação e com acesso às amenidades de uma cidade do futuro