Principais objetivos: A proposta deste projeto é a criação de um Centro de Referência para Formação em Agroecologia, cujo objetivo principal é a formação em agroecologia e capacitação de agricultores familiares, técnicos de extensão rural, alunos de graduação e de pós-graduação. Este Centro vai abrigar um Programa de Pós-Graduação em Agroecologia que visa a formação interdisciplinar de pessoas comprometidas com o desenvolvimento rural sustentável, capazes de compreender melhor a relação do ser humano com a natureza. Desta forma, um centro como este contribui para propiciar a qualificação, o aperfeiçoamento e a formação continuada de recursos humanos para atuar de forma qualificada no ensino, na pesquisa ou na extensão, desenvolvendo atividades com enfoque agroecológico em áreas de agricultura familiar e de reforma agrária.
Há a possibilidade de parcerias com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral; Fundação ITESP; UFSCar.
Nome: Vanilde Ferreira de Souza Esquerdo
Unidade: Feagri
Pessoas envolvidas: Diretamente cerca de 90 pessoas, porém compreendendo que o processo de educação é continuado, os formandos deste Centro disseminarão os aprendizados em suas atuações.
Estágio atual: Desde 2017 um grupo da Feagri junto com integrantes da Rede de Agroecologia da Unicamp -RAU e a Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região, vem propondo um projeto de criação de um Centro de Referência para Formação em Agroecologia. O projeto para a pós-graduação está em processo de estruturação e será encaminhado à Capes em novembro de 2023.
Como o projeto se integra à Agenda 2030: O projeto está totalmente integrado à Agenda 2030. Inclusive em 2021 organizamos um Fórum Permanente, cujo título foi: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia: desafios para a agenda global contemporânea.
Há interesse em ocupar uma área na Fazenda Argentina: Sim
Se sim, qual a área estimada: Para este Centro pretendemos ter uma área construída 3.000 m2, com construção alternativa dentro dos princípios da permacultura e da agroecologia, além disso é importante também uma área para a realização de experimentos, assim a área total é de 10.000 m2.
Como o projeto se integra ao projeto de ocupação do HIDS Unicamp: Este projeto se integra aos princípios do HIDS Unicamp pois fortalece a sustentabilidade de forma plena ao adotar a agroecologia como o caminho a ser percorrido. A Agroecologia possui um olhar para além da questão produtiva nos sistemas agroalimentares, pois visa a segurança e soberania alimentar aliada a outras dimensões da sustentabilidade tais como os aspectos sociais, econômicos, ambientais, culturais, éticos e políticos. É apontada por inúmeras organizações nacionais e internacionais como potencial para a reorientação da agricultura comprometida com a sustentabilidade, inclusive por possuir relação direta ao cumprimento de vários Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Público a ser impactado: sociedade em geral, especialmente agricultores familiares, quilombolas, indígenas, assentados, técnicos da extensão rural e estudantes.
Fontes de financiamento: Pretendemos encaminhar a proposta de criação deste Centro visando o apoio e recursos financeiros para o Ministério do desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, CAPES, CNPq, FAPESP, Ministério Público do Trabalho.
Resultados esperados: Compreendendo a agroecologia como capaz de contribuir para a erradicação da fome e da pobreza, para a produção sustentável de alimentos, para a diminuição dos efeitos das mudanças climáticas, esperamos que a criação deste Centro possa contribuir com a formação interdisciplinar de estudantes, pesquisadores e profissionais comprometidos com o desenvolvimento rural sustentável. Além disso, espera-se também oportunizar a formação de agricultores familiares, quilombolas, assentados, indígenas e técnicos de extensão rural a partir do oferecimento de cursos de capacitação em agroecologia.
Cronograma:
2º. 2023 – Envio da proposta de Programa de Pós-Graduação para a Capes
– Envio da proposta para recursos do para a construção física do espaço para a Fapesp e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
1º. 2024 – Planejamento de construção do espaço físico
-início do planejamento da área experimental
-elaboração de propostas de capacitação de técnicos e agricultores familiares
2º. 2024 – Início do curso de PPG, se aprovado
-1º. Curso de capacitação para técnicos e agricultores
-início da construção da sede do Centro de Referência para Formação em Agroecologia
Depois de estruturado o Centro e o Programa de Pós-Graduação, serão oferecidos cursos semestrais para a formação de técnicos e agricultores familiares.